sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A banda cresceu, e eu cresci junto....

Sexta feira, 22 de outubro.. hoje o dia começou com uma notícia triste, mas logo veio uma muuuito boa. Hoje Pearl Jam completa 20 anos. Sim, há exatos 20 anos, eles fizeram o seu primeiro show, em Seattle é óbvio. Um setlist curtinho, foram 45 minutos de show, para um público de aproximadamente 300 pessoas.

Em 1990, eu tinha 6 anos. Nem sonhava quem era Pearl Jam, movimento grunge, nada disso... 10 anos depois, eu já tinha 16 anos, era adolescente, passando por aquela fase boyband (sim, eu fui fã de BSB, Five, Westlife, N'Sync, you name it....), mas entre 99 e 2000 foi quando comecei a ter mais conhecimento sobre a banda(e outras bandas da época), e entrei de cabeça... Em 2000 não tinha orkut, então o jeito era ir atrás daqueles fóruns de discussão, grupos no email, adicionar pessoas no ICQ com gostos parecidos, enfim, essas eram as minhas ferramentas para trocar informações, conhecer mais, e até que foi uma fase muito boa. Sinto muitas saudades dessa fase investigativa, hoje vem tudo muito mastigado, é fácil ser fã agora...

Eu via os vídeos do começo da carreira da banda, todos cabeludos, com aquelas carinhas jovens, falavam umas besteirinhas básicas aqui e ali...
Os anos passaram, os cabelos encurtaram, a banda foi sendo moldada, o Stickman ficou na nossa memória, o discurso se tornou mais profundo, mas a música, ahhh, a música... essa sempre LINDA e PERFEITA. Cada álbum novo é uma promessa e reafirmação de que Pearl Jam nunca foi e nunca será mais um banda de Seattle. Ela tem a sua importância, ela tem o seu peso, ela tem os seus valores, o seu envolvimento, e sem ser chato (sim, estou me referindo ao chato do Bono Vox aqui.)

Não vou mentir e dizer que Pearl Jam é só o que eu ouço. Não sou tãooo bitolada assim. Tenho uma pasta de músicas bem grande e diversificada (não, não me considero eclética e odeio esse adjetivo), mas com certeza é uma das minhas bandas preferidas, e é o meu primeiro amor, e o primeiro amor a gente nunca esquece, não é mesmo?

A minha música preferida hoje é Dissident. No último álbum destaco Just Breathe. Mas essa coisa de escolher musicas preferidas é algo bastante pessoal e cada um tem a sua, não é mesmo?

Mas é isso... deixo abaixo 2 vídeos, um de Just Breathe e outro de Black (essa ao vivo em São Paulo... show que essa que vos escreve agora estava suuuper presente!!)



3 comentários:

Ariana Melo disse...

Realmente, vc ama esses caras... lembro q conheci o Pearl Jam atraves de ti, la no Morumbi Sul... Bjinhusssss, Aninhaa!

Mila Meira disse...

Amo Pearl Jam...curto muito!!!!
E a banda tem minha idade!!!! rsrsrs
Tou te seguindo!!!
Depois, se der, vc passa no meu blog e me segue tb???
Beijão!
http://pequenaspinceladas.blogspot.com/

Eriquitas disse...

Sou prima da Pat Frota e tb tava lá em Sampa nos 2 dias de show do PJ...demaissssssssss!
Beijos e já tô seguindo vcs aqui!